tag:blogger.com,1999:blog-2392074311782773224.post5359012495747878228..comments2023-10-25T18:24:08.671-03:00Comments on O VELHO RABUGENTO: Um caos propositalSérgio de Vasconcelloshttp://www.blogger.com/profile/03178265624590551381noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2392074311782773224.post-69091770823942159672013-08-28T21:44:16.462-03:002013-08-28T21:44:16.462-03:00Um vereador da oposição tomou a iniciativa da CPI,...Um vereador da oposição tomou a iniciativa da CPI, mas os deputados da base do prefeito determinaram os cargos principais da CPI. Ou seja com vereadores que apoiam o prefeito investigando empresas de ônibus que mantêm uma relação comensalista com a prefeitura, esta CPI estará condenada a terminar em "pizza". <br /> O que uma CPI iria mostrar sobre a realidade dos transportes no Rio de Janeiro? Que o sistema está oligopolizado, provavelmente três ou quatro megaempresários dominam toda a frota. Só o famoso Baratão é dono de uma terça parte da frota. Além dele deve ter um Escorpião, uma Lacraia e um Piolho de cobra. Se deixasse por conta das leis do mercado um comeria o outro e ficaria monopolista. Mas deve haver um acordo de cavalheiros que faz com que procurem se expandir em outros estados e em outros ramos de negócio. O Baratão possui empresas de ônibus em outros seis estados. O Constantino, o baratão de São Paulo comprou uma empresa de aviação. Se fosse o contrário eu acharia normal. Essa máfia dos transportes mandam e desmandam no Rio de Janeiro, fazem o que querem com as vans por exemplo. Agora estão querendo prejudicar os taxistas autônomos, para que a frota de táxis também fique oligopolizada. <br />Já defendi aqui que o DIREITO DE IR E VIR é mais importante até que o direito à saúde. Se o direito de ir e vir nos dias de hoje depende de transporte, passagem de ônibus devia ser grátis (medicamentos não são dados de graça para garantir o direito à saúde?). Os ônibus do Rio de Janeiro, são lindos todos novos, pintados de branco e escrito na fuselagem Cidade do Rio de Janeiro, até parece uma imensa empresa socialista sem fim lucrativo. Qual o que é de uma máfia que enriquece cada vez mais. Bem lembrado Sérgio, a propina da Fetranspor é precursora de outros propinodutos. O dinheiro era distribuído nos banheiros das casas legislativas, um esquema bem próprio de baratas. Fernando Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/07503215911577053777noreply@blogger.com