Muitos Amigos e Companheiros têm reclamado que gostariam de conhecer minhas opiniões sobre os assuntos do dia-a-dia, sobre as matérias dos noticiários, etc. Sempre ignorei tais instâncias porque, em primeiro lugar, pouca importância dou ao que a imprensa burguesa veicula, e, segundo, não entendo a relevância da opinião pessoal de um indivíduo que nunca se notabilizou em coisa alguma e que é o famoso “ilustre desconhecido”. Mas, de uns tempos a esta parte, as solicitações estão se tornando mais constantes e algumas até raiando a impertinência, então, resolvi atender ao pedido. Todavia, posso adiantar que, para a decepção geral, minhas opiniões, via de regra, discordam da opinião dominante, são politicamente ultra incorretas e chocarão certamente a sensibilidade burguesa.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ABERTA A TEMPORADA DE INCÊNDIOS

 

O recente incêndio “acidental” em um depósito de carga do Aeroporto Internacional do Galeão (o Aeroporto Tom Jobim da grande mídia), no Rio de Janeiro (RJ), fez com que eu recordasse de um tema sobre o qual há muito queria escrever e que, como bom Brasileiro, fui adiando: A temporada de incêndios. E que considerei bastante oportuno para iniciar a nova fase do Blogue O Velho Rabugento.

Certamente, os meus leitores já ouviram falar em estação de determinadas frutas, em temporada de caça, de pesca, etc., mas, “temporada de incêndios” deve ser novidade para a maioria.

E o que vem a ser tal temporada, que eu afirmo ter sido aberta nos últimos meses?

Simples de explicar. Todas as vezes que empresas públicas ou privadas vão ter substituição nos seus quadros de administração, então, algumas – ou muitas... – infelizmente, incendeiam-se. Evidentemente, nunca ninguém é responsabilizado, afinal se trata de um acidente, em geral curtos circuitos, segundo as Autoridades encarregadas de investigar a causa dos sinistros.

Vou dar uns POUCOS exemplos:

Em Julho de 1969, as instalações da TV Globo em São Paulo perderam-se completamente num incêndio de grandes proporções. Não fosse o concurso do Governo Militar, só o seguro não seria suficiente para salvar a Empresa. Aliás, a Globo é recordista de incêndios: 1971, 1976 e outros que não me lembro. Sempre socorrida financeiramente pelos Governos. O mais recente, o de Novembro de 2022, que atingiu o famigerado Projac, não tenho a menor dúvida que também receberá vastos recursos financeiros do atual Governo...

No ano de 1973, o importantíssimo Departamento Nacional de Produção Mineral, teve metade de suas instalações na Av. Pasteur (Rio de Janeiro – RJ) completamente destruídas, com perda IRREPARÁVEL de farta documentão sobre as nossas riquezas minerais.

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ardeu inteiramente em 1978.

Na passagem do desgoverno FHC para o primeiro do Lula, dois Arquivos Mortos da Caixa Econômica pegaram fogo, um em Campinas e outro no Rio de Janeiro, com apenas duas semanas de diferença entre eles.

Em São Paulo, os incêndios se sucedem:

- 2008: Teatro de Cultura Artística.

- 2010: Instituto Butantã.

- 2012: Arquivo Público do Estado de São Paulo.

- 2013: Memorial da América Latina.

- 2014: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

- 2015: Museu da Língua Portuguesa.

- 2016 – Cinemateca Brasileira.

Mas, não fiquemos apenas em São Paulo. No Rio de Janeiro, em 2011, a tradicional Capela de São Pedro de Alcântara pegou fogo, com direito a desabamento do teto e de dois andares... Já em Belo Horizonte foi o Museu de Ciências Naturais da PUC-MG, o atingido por um incêndio violento.

O que indiquei acima foram apenas aqueles incêndios de que me lembrei e que estão muito longe de constituir uma lista completa. Aos curiosos de maiores detalhes que confirmem, ou não, a minha tese, a de que existe uma Temporada de Incêndios, sugiro uma pesquisa nos mecanismos de busca da Internet.

Mas, não poderia terminar este primeiro Artigo da Nova Fase do Blogue sem falar do que eu considero um incêndio paradigmático: O Incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro – RJ), em 2018. Todos os Cariocas e Turistas que algum dia tiveram oportunidade de visitar aquele Museu sensacional não puderam deixar de sentir um profundo pesar por toda aquela destruição, de experimentar um luto arrasador. No entanto, nada foi apurado, além do proverbial curto circuito. O estrangeiro que era seu Diretor, nem ao menos teve a hombridade de renunciar e permanece no cargo até o momento em que escrevo estas linhas. Pouco antes de assumir a Presidência, indagado por uma jornalista sobre o incêndio, numa clara demonstração de desinteresse, respondeu: “O que é que você quer que eu faça? Já pegou fogo mesmo.” Em 2019, o mesmo indivíduo, quando do incêndio da Notre-Dame, solidarizou-se com o Povo Francês...

Enquanto o Brasil tiver Políticos, Empresários e Administradores de tão baixo nível moral, nós não conseguiremos sair do famoso buraco em que estamos encalacrados há muito.

Anauê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário